Pular para o conteúdo
Voa Mulher
Questionar

O esgotamento feminino: faltam palavras para explicar o cansaço

A língua nomeou o que foi vivido em público. O que se viveu sozinha, ela deixou sem nome.

Por Pesquisa Voa Mulher01 de julho de 2026

Existe um tipo de reconhecimento entre mulheres que dispensa explicação. Uma diz meia frase, para no meio, e a outra já entendeu, porque atravessa a mesma coisa e também não sabe como chamá-la. É um acordo silencioso sobre uma experiência que as duas conhecem por dentro e nenhuma consegue apontar por fora. Falta a palavra, e a falta vira constrangimento, como se o problema fosse a incapacidade de explicar, e não a ausência do termo que tornaria a explicação possível.

Costuma-se acreditar que a língua é completa. Que, se uma coisa existe de verdade e importa, ela já tem nome, porque alguém, em algum momento, teria se dado ao trabalho de nomeá-la. Dessa crença nasce uma conclusão perversa: quando não há palavra para o que se sente, o que se sente não deve ser sério. Vira frescura, exagero, fase, hormônio. A ausência do nome é lida como prova de que a dor não merecia um.

Mas a língua não é completa e, menos ainda, neutra. Toda palavra é um acordo coletivo. Alguém viveu, muitos reconheceram, o nome pegou e passou a circular. O que ficou de fora desse processo não foi o que era menos real, foi o que era menos visto. E boa parte da experiência feminina se deu exatamente ali, no lugar sem testemunha: a mulher que segura a casa inteira sem que ninguém registre o peso, a que sustenta um casamento por fora muito depois de ele ter acabado por dentro dela, a que se cansa de uma vida certa no papel e não encontra a quem descrever esse cansaço sem soar ingrata. O que se vive sozinha não vira acordo coletivo. O que não vira acordo coletivo não ganha nome.

O que ficou de fora desse processo não foi o que era menos real, foi o que era menos visto.

O silêncio, porém, não fica vazio por muito tempo. No lugar onde falta a palavra certa entram as palavras erradas, as que já estavam à mão. A mulher que não sabe nomear o próprio esgotamento o chama de fraqueza. A que sente a perda de algo que ainda não terminou se acusa de ingratidão. A que percebe ter feito tudo na ordem trocada se declara incompetente. O apelido errado faz um estrago que o silêncio não faria, porque muda o endereço do problema. Sem nome, a experiência parecia defeito de fábrica. Com o nome errado, vira sentença sobre o caráter de quem sente.

No lugar onde falta a palavra certa entram as palavras erradas, as que já estavam à mão.

Nomear corretamente, então, não é enfeite nem exercício de estilo. É o primeiro movimento de coerência possível. Uma experiência sem nome fica no território do caráter, onde tudo é falha de quem sente. Uma experiência nomeada passa para o território da informação, onde já se pode trabalhar. Chamar um cansaço de fadiga operacional, e não de fraqueza, muda o que se faz com ele no dia seguinte. A palavra certa não resolve sozinha, mas devolve à mulher a chance de olhar para o que sente como algo fora do lugar, e não como algo errado nela.

A palavra certa não resolve sozinha, mas devolve à mulher a chance de olhar para o que sente como algo fora do lugar, e não como algo errado nela.

É por isso que faltam palavras, e é por isso que vale a pena cunhá-las. A língua que herdamos foi escrita sobretudo por quem não vivia o que muitas de nós vivemos, num tempo em que a vida interior da mulher não era assunto digno de vocabulário. Os buracos que ela deixou não são aleatórios. Concentram-se justamente onde a experiência feminina foi mais funda e menos vista. Preencher esses buracos, uma palavra de cada vez, é devolver nome a quem sempre teve a dor e nunca teve o termo. Toda vez que uma mulher troca o "há algo errado comigo" pelo "há algo fora do lugar que eu posso ajustar", a coerência que faltava começa a se refazer.

A revista chega quinzenalmente

Deixe seu e-mail e a próxima edição encontra você, sem que precise voltar aqui procurar.

Ao assinar, você concorda com nossa Política de Privacidade.